SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Componentes:
Anacléia, Antonia, Eliane, Maria das Dores, Maria Rosylene, Terezinha e Verônica
Atividade interdisciplinar
-
Eixo:
Leitura, Oralidade, números e operações;
- Área do
conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática;
- Conhecimento:
Gênero música, leitura e interpretação de texto, grau do substantivo, números e
quantidades;
- Direito de aprendizagem:
Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações;
- Vivenciar experiências educativas nas linguagens da
dança, teatro, artes visuais e músicas culturais;
- Resolver e elaborar problemas com os significados de
juntar e acrescentar quantidades.
- Duração da aula
03 dias
-
Série ano do ciclo: 3º ano
Objetivos
específicos:
ü Ampliar
as possibilidades de prática de leitura individual e coletiva;
ü Ler
textos orais entre outros com autonomia;
ü Produzir
frases com coerência a partir de uma situação dada;
ü Identificar
e compreender o grau do substantivo
ü Resolver
problemas que demandam ações de juntar, separar, acrescentar e retirar
quantidades.
Desenvolvimento:
Segunda feira 05/10/2015
I
momento:
Iniciar a aula com a
apresentação da música “Loja do Mestre André” em um cartaz, fazer a leitura do
texto sozinha, logo após uma leitura coletiva, em seguida utilizar esse cartaz
para explorar os seguintes pontos: O título da música, sua estrutura, o autor,
o cantor, a repetição de palavras e a alteração das palavras devido o grau do
substantivo.
Terça feira 06/10/2015
II
momento:
Retomar a música no cartaz, cantar
com a turma gesticulando, à medida que os instrumentos musicais forem sendo
mencionados. Propor aos alunos a identificação e quantidade de instrumentos
presente na música. Em seguida, pedir que escrevam essa quantidade em algarismo
e por extenso. Formar grupos para elaboração e resolução de problemas
envolvendo as quantidades encontradas na música.
Quarta feira 07/10/2015
3º
momento:
Dar continuidade ao trabalho
envolvendo a música, observar as palavras com alteração quanto ao grau
instigando-os para que citem outros exemplos do cotidiano envolvendo objetos em
sala de aula, reforçar o assunto conceituando e exemplificando na lousa,
sugerir que os alunos façam uma lista dos instrumentos musicais encontrados na
letra da música, formar frases a partir deles e em seguida socializar com os
demais as frases construídas por eles.
Avaliação:
A avaliação será feita em
todos os momentos da execução das atividades, levando em consideração também a
participação, o comportamento e a participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário