segunda-feira, 12 de outubro de 2015


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Componentes:
Anacléia, Antonia, Eliane, Maria das Dores, Maria Rosylene, Terezinha e Verônica
Atividade interdisciplinar
- Eixo: Leitura, Oralidade, números e operações;
- Área do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática;
- Conhecimento: Gênero música, leitura e interpretação de texto, grau do substantivo, números e quantidades;
- Direito de aprendizagem: Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações;
- Vivenciar experiências educativas nas linguagens da dança, teatro, artes visuais e músicas culturais;
- Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar e acrescentar quantidades.
- Duração da aula 03 dias
- Série ano do ciclo: 3º ano
Objetivos específicos:
ü  Ampliar as possibilidades de prática de leitura individual e coletiva;
ü  Ler textos orais entre outros com autonomia;
ü  Produzir frases com coerência a partir de uma situação dada;
ü  Identificar e compreender o grau do substantivo
ü  Resolver problemas que demandam ações de juntar, separar, acrescentar e retirar quantidades.
Desenvolvimento:
Segunda feira 05/10/2015
I momento:
Iniciar a aula com a apresentação da música “Loja do Mestre André” em um cartaz, fazer a leitura do texto sozinha, logo após uma leitura coletiva, em seguida utilizar esse cartaz para explorar os seguintes pontos: O título da música, sua estrutura, o autor, o cantor, a repetição de palavras e a alteração das palavras devido o grau do substantivo.
Terça feira 06/10/2015
II momento:
Retomar a música no cartaz, cantar com a turma gesticulando, à medida que os instrumentos musicais forem sendo mencionados. Propor aos alunos a identificação e quantidade de instrumentos presente na música. Em seguida, pedir que escrevam essa quantidade em algarismo e por extenso. Formar grupos para elaboração e resolução de problemas envolvendo as quantidades encontradas na música.
Quarta feira 07/10/2015
3º momento:
Dar continuidade ao trabalho envolvendo a música, observar as palavras com alteração quanto ao grau instigando-os para que citem outros exemplos do cotidiano envolvendo objetos em sala de aula, reforçar o assunto conceituando e exemplificando na lousa, sugerir que os alunos façam uma lista dos instrumentos musicais encontrados na letra da música, formar frases a partir deles e em seguida socializar com os demais as frases construídas por eles.
Avaliação:

A avaliação será feita em todos os momentos da execução das atividades, levando em consideração também a participação, o comportamento e a participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário