segunda-feira, 9 de novembro de 2015


MATERIAL PARA A ELABORAÇÃO DOS SLIDS DO ESCRAVO NEM PENSAR
3º ano
Com base nos objetivos do Projeto “escravo nem Pensar” A minha proposta de atividade partiu de um contexto que retrata o trabalho escravo infantil, através de uma leitura compartilhada em sala, com o livro “Não é Brincadeira” da autora Shirlei Sousa, em uma outra realidade distante da nossa, onde construiremos alguns cartazes com mensagens sobre o trabalho infantil em sala. Já com a turma “B” realizei duas leituras compartilhadas sobre “Os Filhos do Carvão” e “Os Meninos Carvoeiros” com alguns questionamentos, tais como: de quem fala o texto, as ações dos personagens, o assunto tratado no texto, associando a nossa realidade, retratando-a através de uma maquete feita pelos alunos.

1º ano
Iniciei a aula falando sobre os valores, atitudes de respeito ao semelhante, valorização das diferenças para introduzir o assunto “escravo nem pensar”, em seguida, os alunos assistiram a um vídeo sobre o trabalho infantil, ao término, fiz um resumo oral e busquei instigar cada um para que falasse sobre o conteúdo do vídeo, na sequência, elaborei uma história ilustrada com a mesma temática e à medida que a mesma ia sendo contada, também as gravuras iam sendo apresentadas para facilitar a compreensão e servir como modelo para eles próprios produzirem suas histórias conforme o entendimento de cada um. Fazer exposição dos trabalhos na sala de aula para todos possam ver as atividades de todos.

2º ano
Iniciei com a leitura compartilhada de uma história em quadrinho sobre a campanha de prevenção e combate ao trabalho escravo, em seguida, a exibição de um vídeo sobre o caminho percorrido pelo trabalhador em situação de trabalho escravo até ser liberto. Apresentação de outro vídeo realçando as características do trabalho infantil com ênfase na exploração do trabalho infantil. Propor uma roda de conversa para sondar a opinião de cada um  sobre o trabalho escravo e a profissão dos pais, em seguida, produção textual sobre a temática, socialização dos textos produzidos pelos alunos e exposição das produções realizadas por eles



                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário