sábado, 1 de novembro de 2014



Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanderlina Lopes Pedra Moreira
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal;
Valor posicional dos algarismos;
Problemas de adição e subtração.
Objetivos:
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material concreto para registro de cálculos de adição e subtração;
- Incentivar o aluno a identificar o sistema de numeração decimal em atividades apresentadas.
Metodologia
1º passo:
(Este trabalho foi realizado com os professores)
Orientação aos professores sobre a utilização do material dourado e do ábaco na efetuação de adições e subtrações, materiais estes, que além de proporcionar aos discentes a compreensão do valor posicional dos algarismos, faz com que suas habilidades operacionais se desenvolvam com segurança e agilidade


2º passo:
Ressaltar que o ábaco foi a primeira calculadora inventada pela humanidade o que deu origem ao quadro de posição dos algarismos. O ábaco trabalha o sistema de numeração decimal, levando a criança a perceber o funcionamento deste sistema. Uma grande importância da utilização do ábaco está no fato de ele explicar a reserva na adição e o reagrupamento, na subtração, utilizados no algoritmo do sistema de numeração indo-arábico. É importante destacar que o ábaco não substitui a necessidade evidente de as crianças mostrarem seu raciocínio, a partir de algoritmos próprios.       

 
3º passo:
Orientação sobre a forma de representar as operações no ábaco. Em seguida, direcionar para as regras que são apresentadas na composição do números e na efetuação dos cálculos. 


4º passo: 
 Apresentar aos participantes duas situações problema e pedir que os mesmos as resolvam no ábaco a partir de um modelo. É interessante que se resolva operações com reserva e reagrupamento para que o processo fique claro. 


5º passo:
Utilização de cartaz com propagandas diversas e com valores reais, os participantes, organizados em grupos, irão elaborar situações problemas, utilizando as operações de adição e subtração envolvendo dados extraídos do cartaz. Determinar um valor fictício em reais para cada grupo para que possam simular compras dos produtos exposto no cartaz, de modo a gastar o máximo possível do valor que possuem. Obs: A resolução dos cálculos será representada tanto no ábaco quanto no material dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário