Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanderlina
Lopes Pedra Moreira
Conteúdos:
Sistema
de numeração decimal;
Valor
posicional dos algarismos;
Problemas
de adição e subtração.
Objetivos:
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material concreto para registro de cálculos de adição e subtração;
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material concreto para registro de cálculos de adição e subtração;
-
Incentivar o aluno a identificar o sistema de numeração decimal em atividades
apresentadas.
Metodologia
1º passo:
(Este
trabalho foi realizado com os professores)
Orientação
aos professores sobre a utilização do material dourado e do ábaco na efetuação de adições e subtrações, materiais estes,
que além de proporcionar aos discentes a compreensão do valor posicional dos
algarismos, faz com que suas habilidades operacionais se desenvolvam com
segurança e agilidade
2º passo:
Ressaltar
que o ábaco foi a primeira calculadora inventada pela humanidade o que deu
origem ao quadro de posição dos algarismos. O ábaco trabalha o sistema de
numeração decimal, levando a criança a perceber o funcionamento deste sistema.
Uma grande importância da utilização do ábaco está no fato de ele explicar a
reserva na adição e o reagrupamento, na subtração, utilizados no algoritmo do
sistema de numeração indo-arábico. É importante destacar que o ábaco não
substitui a necessidade evidente de as crianças mostrarem seu raciocínio, a
partir de algoritmos próprios.
3º passo:
Orientação
sobre a forma de representar as operações no ábaco. Em seguida, direcionar para
as regras que são apresentadas na composição do números e na efetuação dos
cálculos.
4º passo:
Apresentar aos participantes duas situações
problema e pedir que os mesmos as resolvam no ábaco a partir de um modelo. É
interessante que se resolva operações com reserva e reagrupamento para que o
processo fique claro.
5º passo:
Utilização de cartaz com
propagandas diversas e com valores reais, os participantes, organizados em
grupos, irão elaborar situações problemas, utilizando as operações de adição e
subtração envolvendo dados extraídos do cartaz. Determinar um valor fictício em
reais para cada grupo para que possam simular compras dos produtos exposto no
cartaz, de modo a gastar o máximo possível do valor que possuem. Obs: A
resolução dos cálculos será representada tanto no ábaco quanto no material
dourado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário