quarta-feira, 14 de outubro de 2015


EMEF WANDERLINA LOPES PEDRA MOREIRA
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
PÚBLICO ALVO: 1º AO 5º ANO
PERÍODO: DE SETEMBRO A DEZEMBRO
COLABORADORES E RESPONSÁVEIS: PROFESSORES,
COORDENADOR PEDAGÓGICO E GESTOR ESCOLAR.

Justificativa
Mediante os resultados das avaliações internas e externas demonstrados em gráficos, a escola se propôs a fazer o plano de intervenção envolvendo todas as áreas de tal forma que todos os profissionais se sintam responsáveis pelos alunos em termos de aprendizagem, considerando a defasagem especialmente em português e matemática.
O presente Plano busca planejar metodologias diferenciadas que permitam sanar as necessidades detectadas na comunidade escolar, conscientizando, comprometendo e estimulando os educadores envolvidos para a mudança real em sala de aula. Para tanto, os professores farão o replanejamento de suas atividades, enfocando principalmente leitura, interpretação, escrita, cálculos matemáticos e raciocínio lógico, associando ao dia a dia do educando.
 Esta mudança possibilitará um trabalho interdisciplinar, que valorize o conhecimento real do aluno e que busque a aprendizagem deste a partir de suas vivências e experiências, ampliando a perspectiva de uma aprendizagem mais significativa, tanto para discentes quanto para os docentes envolvidos no processo deste Plano.
O plano propõe uma intervenção, em curto e médio prazo, em problemas específicos que dificultam o percurso de aprendizagem dos alunos. E para tal, elencamos algumas metas, construídas democraticamente pela equipe de professores, coordenador e gestor escolar.

Objetivo geral:
Estimular e mobilizar a equipe pedagógica e a comunidade escolar para promover ações eficientes e eficazes que resultem na melhoria contínua da qualidade de ensino/aprendizagem da escola Wanderlina Lopes.
Objetivos específicos:
- Articular as ações de planejamento às ações avaliativas internas e externas;
 - Planejar e implementar intervenção pedagógica com práticas inovadoras, numa perspectiva interdisciplinar com vista a possibilitar o desenvolvimento dos alunos que se encontram em todos os níveis de desenvolvimento abaixo do básico.
- Criar mecanismo de atendimento diferenciado aos alunos que apresentam maior dificuldade de aprendizagem, envolvendo toda a equipe escolar;
- Criar métodos estratégicos de atendimento diferenciados aos alunos em progressão parcial e continuada;
- Realizar reunião de pais e mestres para chamar a responsabilidade de cada um em relação aos rendimentos dos filhos;
Metas:
1- Elevar o índice de aprendizagem dos alunos preparando-os para a construção do conhecimento;
2 - Alfabetizar em todas as séries de acordo com a necessidade;
3 - Sensibilizar a comunidade escolar de que o estudo é um processo que depende da ação conjunta de professores, educandos e pais.

AÇÕES E ESTRATÉGIAS
v AÇÃO 01: PLANEJAR MELHOR AS AULAS
Estratégias:

ü  Pensar e organizar previamente as principais atividades e estratégias de acordo com as principais problemáticas na sala de aula;
ü  Utilizar sistematicamente os recursos pedagógicos existentes na escola e outros em sala de aula;
ü  Organizar atividades e o tempo para o aluno trabalhar mais em sala, monitorando sua execução e auxiliando o aluno numa organização mais efetiva para o estudo;
ü  Executar atividades de “soletração” nas salas, familiarizando os alunos com a grafia correta das palavras por meio da prática de soletrar;
ü  Proporcionar atividades de leitura que viabilize o acesso dos alunos aos livros paradidáticos em rodas de leitura;
ü  Desenvolver competições de tabuada entre turmas;
ü  Estimular os alunos do 5º ano com passeios e premiações;
ü  Realizar o bingo das operações;
ü  Desenvolver atividades lúdicas envolvendo a leitura e a escrita;
ü  Oferecer aulas de reforço no contra turno para melhorar o desempenho dos alunos em leitura e escrita (Letramento).


v  AÇÃO 02: EXECUTAR O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA
ü  Elaborar e selecionar questões instigantes para avaliações, contemplando as habilidades descritivas, operativas e reflexivas;
ü  Avaliar o aluno levando em conta as habilidades, competências e atitudes elencadas pelo professor, adotando uma sistemática adequada de registro;
ü  Comunicar periodicamente, ao aluno a sua evolução diante das atitudes, atividades e avaliações aplicadas, para ele tomar consciência do seu processo de aprendizagem;
ü  Avaliar a capacidade de argumentar, de organizar informações e de interpretar os diversos gêneros textuais ajudando o aluno a reestruturar suas produções;
ü  Executar simulados nas turmas de 3º ao 5º ano envolvendo os descritores e direitos de aprendizagem;

v  AÇÃO 03: FORTALECER A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

ü  Orientar a família na construção do hábito do estudo em casa e na organização pessoal do filho, atribuindo a ela a função de supervisão para a realização dessas atividades;
ü  Realizar o empréstimo de livros paradidáticos aos alunos com a finalidade de que eles leiam em casa com os pais e façam o reconto da história em sala de aula;
ü  Manter contato constante com as famílias no caso de faltas dos alunos e dificuldades de aprendizagem procurando estabelecer parceria família/escola no processo de ensino aprendizagem.
                                                   AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho,engajamento e colaboração.


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