EMEF WANDERLINA LOPES PEDRA MOREIRA
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
PÚBLICO ALVO: 1º AO 5º ANO
PERÍODO: DE SETEMBRO A DEZEMBRO
COLABORADORES E RESPONSÁVEIS: PROFESSORES,
COORDENADOR PEDAGÓGICO E GESTOR ESCOLAR.
Justificativa
Mediante os resultados das avaliações internas e externas
demonstrados em gráficos, a escola se propôs a fazer o plano de intervenção
envolvendo todas as áreas de tal forma que todos os profissionais se sintam
responsáveis pelos alunos em termos de aprendizagem, considerando a defasagem
especialmente em português e matemática.
O presente Plano busca planejar metodologias diferenciadas
que permitam sanar as necessidades detectadas na comunidade escolar,
conscientizando, comprometendo e estimulando os educadores envolvidos para a
mudança real em sala de aula. Para tanto, os professores farão o replanejamento
de suas atividades, enfocando principalmente leitura, interpretação, escrita,
cálculos matemáticos e raciocínio lógico, associando ao dia a dia do educando.
Esta mudança
possibilitará um trabalho interdisciplinar, que valorize o conhecimento real do
aluno e que busque a aprendizagem deste a partir de suas vivências e
experiências, ampliando a perspectiva de uma aprendizagem mais significativa,
tanto para discentes quanto para os docentes envolvidos no processo
deste Plano.
O plano propõe uma
intervenção, em curto e médio prazo, em problemas específicos que dificultam o
percurso de aprendizagem dos alunos. E para tal, elencamos algumas metas,
construídas democraticamente pela equipe de professores, coordenador e gestor escolar.
Objetivo geral:
Estimular e mobilizar
a equipe pedagógica e a comunidade escolar para promover ações eficientes e
eficazes que resultem na melhoria contínua da qualidade de ensino/aprendizagem
da escola Wanderlina Lopes.
Objetivos específicos:
- Articular as ações
de planejamento às ações avaliativas internas e externas;
- Planejar e implementar intervenção
pedagógica com práticas inovadoras, numa perspectiva interdisciplinar com vista
a possibilitar o desenvolvimento dos alunos que se encontram em todos os níveis
de desenvolvimento abaixo do básico.
- Criar mecanismo de
atendimento diferenciado aos alunos que apresentam maior dificuldade de
aprendizagem, envolvendo toda a equipe escolar;
- Criar métodos
estratégicos de atendimento diferenciados aos alunos em progressão parcial e
continuada;
- Realizar reunião de
pais e mestres para chamar a responsabilidade de cada um em relação aos
rendimentos dos filhos;
Metas:
1- Elevar o índice de
aprendizagem dos alunos preparando-os para a construção do conhecimento;
2 - Alfabetizar em
todas as séries de acordo com a necessidade;
3 - Sensibilizar a
comunidade escolar de que o estudo é um processo que depende da ação conjunta
de professores, educandos e pais.
AÇÕES E ESTRATÉGIAS
v AÇÃO 01: PLANEJAR MELHOR AS AULAS
Estratégias:
ü Pensar e organizar
previamente as principais atividades e estratégias de acordo com as principais
problemáticas na sala de aula;
ü Utilizar
sistematicamente os recursos pedagógicos existentes na escola e outros em sala
de aula;
ü Organizar atividades
e o tempo para o aluno trabalhar mais em sala, monitorando sua execução e
auxiliando o aluno numa organização mais efetiva para o estudo;
ü Executar atividades de “soletração” nas salas,
familiarizando os alunos com a grafia correta das palavras por meio da prática
de soletrar;
ü Proporcionar atividades de leitura que viabilize o acesso dos alunos aos
livros paradidáticos em rodas de leitura;
ü Desenvolver competições de tabuada entre turmas;
ü Estimular os alunos do 5º ano com passeios e premiações;
ü Realizar o bingo das operações;
ü Desenvolver atividades lúdicas envolvendo a leitura e a escrita;
ü Oferecer aulas de reforço no contra turno para melhorar o desempenho dos
alunos em leitura e escrita (Letramento).
v AÇÃO 02: EXECUTAR O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA
ü Elaborar e selecionar
questões instigantes para avaliações, contemplando as habilidades descritivas,
operativas e reflexivas;
ü
Avaliar
o aluno levando em conta as habilidades, competências e atitudes elencadas pelo
professor, adotando uma sistemática adequada de registro;
ü Comunicar
periodicamente, ao aluno a sua evolução diante das atitudes, atividades e
avaliações aplicadas, para ele tomar consciência do seu processo de
aprendizagem;
ü Avaliar a capacidade
de argumentar, de organizar informações e de interpretar os diversos gêneros
textuais ajudando o aluno a reestruturar suas produções;
ü Executar simulados nas turmas de 3º ao 5º ano envolvendo os descritores e
direitos de aprendizagem;
v AÇÃO 03: FORTALECER A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA
ü Orientar a família na
construção do hábito do estudo em casa e na organização pessoal do filho,
atribuindo a ela a função de supervisão para a realização dessas atividades;
ü Realizar o empréstimo de livros paradidáticos aos alunos com a finalidade
de que eles leiam em casa com os pais e façam o reconto da história em sala de
aula;
ü Manter contato constante com as famílias no caso de faltas dos alunos e
dificuldades de aprendizagem procurando estabelecer parceria família/escola no
processo de ensino aprendizagem.
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho,engajamento e colaboração.
A avaliação será diagnóstica e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho,engajamento e colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário