quarta-feira, 14 de outubro de 2015


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL WANDERLINA LOPES PEDRA MOREIRA
DIRETORA: KATIUSCIA                      COORDENADORA: MARIA ROSYLENE
PROFESSOR (a)_________________________________
PERÍODO 2º BIMESTRE

Projeto: Resgatando Valores no cotidiano escolar
Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano, corpo docente e comunidade.


JUSTIFICATIVA:
A base do convívio em sociedade está pautada no movimento contínuo de construção e reavaliação de regras, mais o respeito a elas, levando o sujeito envolvido a perceber sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitá-las no decorrer da vida. Neste sentido, faz-se necessário resgatar em  nossos alunos valores como: colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade. Conscientizando toda a comunidade escolar da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta, para que juntos possamos construir um mundo mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de reeducação, como afirma (Hannah Arendt) neste fragmento: "A cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado. É um construído da convivência coletiva, que requer o acesso ao espaço público. É este acesso ao espaço público que permite a construção de um mundo comum através do processo de asserção dos direitos humanos.”

OBJETIVO GERAL:
• Proporcionar aos alunos, pais e comunidade escolar uma conscientização sobre a importância do exercício do resgate das virtudes como tendência para a construção da cidadania.

OBJETIVOS:
·         Fazer com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto;
·         Levar a criança a perceber que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela;
·          Levar a criança a compreender o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso;
·         Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades...;
·         Despertar na criança o gosto pela colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade
·         Levar a criança a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de uma finalidade, isto é, por aquilo que as motiva;
·         Levar a criança a perceber a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo e com os outros;
·         Levar a criança a trabalhar e brincar junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente;
·         Refletir os valores humanos na prática do dia a dia.
·         Sensibilizar os alunos em relação a importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula.
·         Trabalhar as datas comemorativas com atividades interdisciplinares e exposição das mesmas.
·         Incorporar o respeito e o cuidado com o meio ambiente;
·         Despertar na criança valores e ideais de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.
METAS PARA O 2º SEMESTRE
·         Promover a integração entre os alunos.
·         Diminuir as dificuldades de leitura e escrita;
·         Minimizar o índice de agressividade na escola;
·         Trabalhar as datas comemorativas;
·         Respeitar as regras básicas de convívio social e a diversidade dos grupos, dos quais participam;
·         Fortalecer a parceria entre escola e comunidade. 

AÇÕES:
·         Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
·         Levar a criança a perceber que as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;
·          Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas;
·         Transformar a criança em um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com os alunos;

METODOLOGIAS:
Ø  Explorar diferentes modalidades de leitura, como ler para revisar, para obter informações, para se divertir, etc.
Ø  Descrever cenários, objetos e personagens.
Ø  Relatar experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.
Ø  Contar histórias conhecidas mantendo-se próximo ao texto original.
Ø  Escolher um livro e fazer a leitura dele em capítulos em voz alta sempre parando no auge da narrativa, criando suspense para o próximo capítulo.
Ø  Criar na sala um banco de palavras, onde serão fixadas palavras que os alunos tiveram dificuldade na escrita.
Ø  Envolver os Descritores, Habilidades e Direitos de Aprendizagens nos conteúdos trabalhados.
Ø   Pesquisa sobre o tema abordado;
Ø  Utilização da sala do Proinfo como forma de dinamizar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ø  Confecção de cartaz temático;
Ø  Produção de poesias, acrósticos e mensagens;
Ø   Palestras com Delegado de polícia, Equipe Técnica do Bolsa Família, do DMTU: Projeto Maio Amarelo, do CREAS: Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;
Ø  Reportagem e filmes sobre o Meio Ambiente;
Ø  Pinturas, Dobraduras, Recortes e colagem;
Ø  Utilização de materiais recicláveis (sucatas);
Ø  Debate sobre o que é a paz; quem pode promover a paz.
Ø  Reflexão sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis;
Ø  Leitura de gêneros variados com e sem o empréstimo de livros;
Ø  Textos de diversos gêneros referentes a valores, boas maneiras, cidadania e preservação do meio ambiente;
Ø  Roda de conversa, reconto do que foi lido, relato de experiências vividas;
Ø  Construção de horta na escola utilizando garrafas pet.
Ø  Passeatas pela escola com faixas que simbolizem a paz;
Ø  Competições entre turmas ou grupos envolvendo o assunto em estudo;

Serão desenvolvidas atividades que despertem a reflexão de cada valor através de exposição em murais, poesias, músicas, leituras diversas, criação de frases pelas crianças, pesquisas extraclasse, redação e outros.



OBSERVAÇÃO:
Interdisciplinaridade:
Todas as atividades serão trabalhadas de acordo com o projeto e objetivos específicos de cada disciplina, integrando-os de forma a se complementarem entre si. Trabalhando, portanto, a partir dos conteúdos, Descritores, Habilidades e Direitos de Aprendizagens selecionados para este bimestre.

“Para que qualquer projeto tenha um retorno satisfatório, ou seja, para alcançar os nossos objetivos, o principal material é o humano que deverá estar seguro e acreditar no que está fazendo e fazê-lo da melhor maneira possível. Só assim iremos realmente formar leitores”.
                                      
RECURSOS: Revistas, textos variados, internet, vídeos, jornais, pinceis, fita adesiva, papeis diversificados, tesoura e outros.

CRONOGRAMA:
O projeto será desenvolvido durante o segundo bimestre, sendo acrescido de atividades quando necessário para seu enriquecimento.

DATAS COMEMORATIVAS DO II BIMESTRE

DATAS
OBJETIVOS
METODOLOGIA
01/05
Dia do Trabalho

Valorizar todo tipo de trabalho. Prestar homenagem a todos que com seu trabalho colaboram para melhorar a vida e o bem estar da humanidade.
Conversa informal sobre as diferentes profissões. Montagem de painel coletivo com gravuras e textos alusivos às variadas profissões.
05/05 Dia Nacional das Comunicações.
-Dia da Comunidade

Identificar e diferenciar os diferentes veículos de comunicação.
Falar sobre a importância de se viver em comunidade.
Uma abordagem sobre os meios de comunicação mais usados. Pesquisas; Listagem; confecção de mural com os meios de comunicações, jogral; dramatização etc.
Estimular um debate sobre a importância de se viver em comunidade.
04 a 08/05
Semana de comemoração ao Dia das Mães.
Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
Conscientizar as crianças sobre valores éticos como respeito, obediência e compreensão;


Conversas e discussões; Desenho, Pintura Recorte e Colagem. Poesia.
Mural com retrato de mães para exposição. Comemoração com jantar e Música ao vivo.


13/05 Dia da Abolição da Escravatura.
Dia da Fraternidade Brasileira.
Conhecer o significado da extinção da Escravatura no Brasil.
Valorizar e respeitar o trabalho realizado pelas figuras que se destacaram em favor da Campanha Abolicionista.
Transformar a criança em um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com os alunos;

Sondagem do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto; Abordagem do tema; pesquisa dirigida com as seguintes questões: Quais as conseqüências da abolição?
Como os negros eram trazidos para o Brasil?
Como viviam e eram tratados?
O que foram as senzalas?
O que eram os quilombos?
Como se deu a Abolição?
Quem tomou parte nesta Campanha?
Conceituar Fraternidade exemplificando com atitudes cotidianas.
25/05 Dia da Indústria.
Entender o que é indústria e sua importância para a sociedade.
Reconhecer a importância e a influência da atividade industrial na construção do espaço geográfico brasileiro.
Explanação oral sobre a ação humana na construção do espaço geográfico, relacionando o crescimento das cidades com o desenvolvimento industrial.
31/05 Dia Mundial do Tabaco.
Conscientizar sobre os males causados pelo fumo.
Sensibilizar para a redução do consumo do fumo.
Conversa informal sobre os malefícios provocados pelo fumo. Instigar a opinião do aluno acerca do assunto como: O que você acha do cigarro?
Quais as doenças que ele provoca nas pessoas?
Tem alguém na sua família que fuma? Você acha isto certo?
01 a 05/06
Semana Mundial do Meio Ambiente
Despertar a conscientização a respeito da Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
Vídeos sobre a preservação da natureza. Listar coisas que pertençam a natura. Pesquisas sobre o tempo de decomposição gasto por cada tipo de material selecionado. Construção de horta com garrafas pet. Utilização de cartela de ovos para representar dúzia, meia dúzia, dezena e meia dezena etc.
07/06 Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.
Compreender a importância da imprensa na divulgação dos fatos.
Selecionar com os alunos assuntos polêmicos como, por exemplo, a violência nas cidades para serem pesquisados em jornais e reportagens de TV para comparar os diferentes enfoques dado em cada meio de comunicação.
10/05 Dia da Raça Brasileira.
Reconhecer a importância dos hábitos e costumes herdados dos indígenas, negros e europeus na nossa vida.
Pesquisa sobre a influência que as culturas indígena, negra, e européia tiveram sobre a cultura brasileira.
Festas Juninas
-Despertar o gosto pelas festas juninas.    Desenvolver a socialização da criança.
Conhecer as características das festas juninas.
Comentários sobre as principais características da festa junina. Desenho e colagem livre sobre o tema.
Confecção de bandeirolas para ornamentação das salas de aulas, enfeites para chapéus de palha

AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
Neste sentido, espera-se que a criança se torne um agente transmissor e multiplicador dentro da sua família, vizinhança e com os demais amigos, assuma seu papel como agente cultural, um cidadão que sabe o seu papel na comunidade com engajamento individual e social na solução de problemas.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades além do desenvolvimento nos aspectos cognitivo, afetivo, motor e social, também a oralidade e a expressividade.

CULMINÂNCIA:

Será realizada através de apresentações diversas e exposição dos trabalhos realizados no decorrer do bimestre.

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