ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL WANDERLINA
LOPES PEDRA MOREIRA
DIRETORA: KATIUSCIA COORDENADORA: MARIA
ROSYLENE
PROFESSOR (a)_________________________________
PERÍODO 2º BIMESTRE
Projeto: Resgatando Valores no cotidiano escolar
Público alvo: Alunos do
1º ao 5º ano, corpo docente e comunidade.
JUSTIFICATIVA:
A base do
convívio em sociedade está pautada no movimento contínuo de construção e
reavaliação de regras, mais o respeito a elas, levando o sujeito envolvido a
perceber sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do
mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitá-las no decorrer da
vida. Neste sentido, faz-se necessário resgatar em nossos alunos valores
como: colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito,
responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos,
contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade
escolar, bem como de toda a cidade. Conscientizando toda a comunidade escolar
da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado
de valores e boas maneiras, começando na base familiar e dando continuidade na
vida escolar até a fase adulta, para que juntos possamos construir um mundo
mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de
reeducação, como afirma (Hannah Arendt) neste fragmento: "A cidadania é o
direito a ter direitos, pois a igualdade em
dignidade e direitos dos
seres humanos não é um dado. É um construído da convivência
coletiva, que requer o acesso ao espaço público. É este acesso ao espaço
público que permite a construção de um mundo comum através do processo de
asserção dos direitos humanos.”
OBJETIVO GERAL:
• Proporcionar aos alunos, pais e comunidade escolar uma conscientização
sobre a importância do exercício do resgate das virtudes como tendência para a
construção da cidadania.
OBJETIVOS:
·
Fazer
com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo-a pensar sobre
o que significa ser honesto;
·
Levar
a criança a perceber que em uma série de situações da vida real, é importante
se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança
nela;
·
Levar
a criança a compreender o que significa compartilhar as coisas, de forma
prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso;
·
Expressar
desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades...;
·
Despertar
na criança o gosto pela colaboração em casa ou na escola, por si mesmas,
adquirindo responsabilidade
·
Levar
a criança a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de uma
finalidade, isto é, por aquilo que as motiva;
·
Levar
a criança a perceber a importância do auto-respeito e a necessidade da
exigência de respeito para consigo mesmo e com os outros;
·
Levar
a criança a trabalhar e brincar junto com os colegas, percebendo que a
colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente;
·
Refletir
os valores humanos na prática do dia a dia.
·
Sensibilizar
os alunos em relação a importância da boa convivência para criar um ambiente
agradável na sala de aula.
·
Trabalhar
as datas comemorativas com atividades interdisciplinares e exposição das
mesmas.
·
Incorporar
o respeito e o cuidado com o meio ambiente;
·
Despertar
na criança valores e ideais de preservação da natureza e senso de
responsabilidade para com as gerações futuras.
METAS PARA O 2º SEMESTRE
·
Promover
a integração entre os alunos.
·
Diminuir as
dificuldades de leitura e escrita;
·
Minimizar o índice
de agressividade na escola;
·
Trabalhar as datas
comemorativas;
·
Respeitar
as regras básicas de convívio social e a diversidade dos grupos, dos quais
participam;
·
Fortalecer a parceria entre escola e comunidade.
AÇÕES:
·
Fazer
com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar
sobre o respeito mútuo;
·
Levar
a criança a perceber que as boas maneiras são muito importantes para garantir
um convívio agradável e respeitoso para todos;
·
Pensar
sobre o que significa colaborar com as pessoas;
·
Transformar
a criança em um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a
família, quanto com os alunos;
METODOLOGIAS:
Ø Explorar diferentes
modalidades de leitura, como ler para revisar, para obter informações, para se
divertir, etc.
Ø Descrever cenários,
objetos e personagens.
Ø Relatar experiências,
sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.
Ø Contar histórias
conhecidas mantendo-se próximo ao texto original.
Ø Escolher um livro e fazer
a leitura dele em capítulos em voz alta sempre parando no auge da narrativa,
criando suspense para o próximo capítulo.
Ø Criar na sala um banco de
palavras, onde serão fixadas palavras que os alunos tiveram dificuldade na
escrita.
Ø Envolver os Descritores,
Habilidades e Direitos de Aprendizagens nos conteúdos trabalhados.
Ø
Pesquisa
sobre o tema abordado;
Ø
Utilização da sala do Proinfo como forma de dinamizar
o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ø Confecção de cartaz temático;
Ø Produção de poesias, acrósticos e
mensagens;
Ø Palestras com Delegado de polícia, Equipe
Técnica do
Bolsa Família, do DMTU: Projeto Maio Amarelo, do CREAS: Dia Nacional de combate
ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;
Ø Reportagem e filmes sobre o Meio Ambiente;
Ø Pinturas, Dobraduras, Recortes e colagem;
Ø Utilização de materiais recicláveis
(sucatas);
Ø Debate sobre o que é a paz; quem pode
promover a paz.
Ø Reflexão sobre as causas e conseqüências do
bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e
responsáveis;
Ø Leitura de gêneros variados com e sem o
empréstimo de livros;
Ø Textos de diversos gêneros referentes a
valores, boas maneiras, cidadania e preservação do meio ambiente;
Ø Roda de conversa, reconto do que foi lido,
relato de experiências vividas;
Ø Construção de horta na escola utilizando
garrafas pet.
Ø Passeatas pela escola com faixas que
simbolizem a paz;
Ø Competições entre turmas ou grupos
envolvendo o assunto em estudo;
Serão desenvolvidas atividades que
despertem a reflexão de cada valor através de exposição em murais, poesias,
músicas, leituras diversas, criação de frases pelas crianças, pesquisas
extraclasse, redação e outros.
OBSERVAÇÃO:
Interdisciplinaridade:
Todas as atividades serão trabalhadas de acordo com
o projeto e objetivos específicos de cada disciplina, integrando-os de forma a
se complementarem entre si. Trabalhando, portanto, a partir dos conteúdos,
Descritores, Habilidades e Direitos de Aprendizagens selecionados para este
bimestre.
“Para que qualquer
projeto tenha um retorno satisfatório, ou seja, para alcançar os nossos
objetivos, o principal material é o humano que deverá estar seguro e acreditar
no que está fazendo e fazê-lo da melhor maneira possível. Só assim iremos
realmente formar leitores”.
RECURSOS: Revistas, textos variados, internet,
vídeos, jornais, pinceis, fita adesiva, papeis diversificados, tesoura e
outros.
CRONOGRAMA:
O projeto será desenvolvido durante o segundo
bimestre, sendo acrescido de atividades quando necessário para seu
enriquecimento.
DATAS COMEMORATIVAS DO
II BIMESTRE
DATAS
|
OBJETIVOS
|
METODOLOGIA
|
01/05
Dia do Trabalho
|
Valorizar todo tipo
de trabalho. Prestar homenagem a todos que com seu trabalho colaboram para
melhorar a vida e o bem estar da humanidade.
|
Conversa informal
sobre as diferentes profissões. Montagem de painel coletivo com gravuras e
textos alusivos às variadas profissões.
|
05/05 Dia Nacional
das Comunicações.
-Dia da Comunidade
|
Identificar e
diferenciar os diferentes veículos de comunicação.
Falar sobre a
importância de se viver em comunidade.
|
Uma abordagem sobre
os meios de comunicação mais usados. Pesquisas; Listagem; confecção de mural
com os meios de comunicações, jogral; dramatização etc.
Estimular um debate
sobre a importância de se viver em comunidade.
|
04 a 08/05
Semana de
comemoração ao Dia das Mães.
|
Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do
caráter humano;
Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos
familiares;
Conscientizar as crianças sobre valores éticos como respeito,
obediência e compreensão;
|
Conversas e discussões; Desenho, Pintura Recorte e Colagem. Poesia.
Mural com retrato de mães para exposição. Comemoração com jantar e Música
ao vivo.
|
13/05 Dia da
Abolição da Escravatura.
Dia da Fraternidade
Brasileira.
|
Conhecer o
significado da extinção da Escravatura no Brasil.
Valorizar e
respeitar o trabalho realizado pelas figuras que se destacaram em favor da
Campanha Abolicionista.
Transformar a criança em um agente
transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com os
alunos;
|
Sondagem do
conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto; Abordagem do tema; pesquisa
dirigida com as seguintes questões: Quais as conseqüências da abolição?
Como os negros eram
trazidos para o Brasil?
Como viviam e eram
tratados?
O que foram as
senzalas?
O que eram os
quilombos?
Como se deu a
Abolição?
Quem tomou parte
nesta Campanha?
Conceituar
Fraternidade exemplificando com atitudes cotidianas.
|
25/05 Dia da
Indústria.
|
Entender o que é
indústria e sua importância para a sociedade.
Reconhecer a
importância e a influência da atividade industrial na construção do espaço
geográfico brasileiro.
|
Explanação oral
sobre a ação humana na construção do espaço geográfico, relacionando o
crescimento das cidades com o desenvolvimento industrial.
|
31/05 Dia Mundial do
Tabaco.
|
Conscientizar sobre
os males causados pelo fumo.
Sensibilizar para a
redução do consumo do fumo.
|
Conversa informal
sobre os malefícios provocados pelo fumo. Instigar a opinião do aluno acerca
do assunto como: O que você acha do cigarro?
Quais as doenças que
ele provoca nas pessoas?
Tem alguém na sua
família que fuma? Você acha isto certo?
|
01 a 05/06
Semana Mundial do
Meio Ambiente
|
Despertar a
conscientização a respeito da Meio Ambiente e da importância da sua
preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio
da reciclagem.
|
Vídeos sobre a
preservação da natureza. Listar coisas que pertençam a natura. Pesquisas
sobre o tempo de decomposição gasto por cada tipo de material selecionado.
Construção de horta com garrafas pet. Utilização de cartela de ovos para
representar dúzia, meia dúzia, dezena e meia dezena etc.
|
07/06 Dia
Internacional da Liberdade de Imprensa.
|
Compreender a
importância da imprensa na divulgação dos fatos.
|
Selecionar com os
alunos assuntos polêmicos como, por exemplo, a violência nas cidades para
serem pesquisados em jornais e reportagens de TV para comparar os diferentes
enfoques dado em cada meio de comunicação.
|
10/05 Dia da Raça
Brasileira.
|
Reconhecer a
importância dos hábitos e costumes herdados dos indígenas, negros e europeus
na nossa vida.
|
Pesquisa sobre a
influência que as culturas indígena, negra, e européia tiveram sobre a cultura
brasileira.
|
Festas Juninas
|
-Despertar o gosto
pelas festas juninas. Desenvolver a
socialização da criança.
Conhecer as
características das festas juninas.
|
Comentários sobre as
principais características da festa junina. Desenho e colagem livre sobre o
tema.
Confecção de
bandeirolas para ornamentação das salas de aulas, enfeites para chapéus de
palha
|
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira
continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
Neste sentido, espera-se que a criança se
torne um agente transmissor e multiplicador dentro da sua família, vizinhança e
com os demais amigos, assuma seu papel como agente cultural, um cidadão que
sabe o seu papel na comunidade com engajamento individual e social na solução
de problemas.
A avaliação também está no próprio
resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades além
do desenvolvimento nos aspectos cognitivo, afetivo, motor e social, também a
oralidade e a expressividade.
CULMINÂNCIA:
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