MODELO DE RELATÓRIO
DESCRITIVO
IDENTIFICAÇÃO
Nome do aluno:________________________________________________________________
Filiação:_____________________________________
,_________________________________
Data de Nascimento: ____/_____/_________ Série: ____________________
Tipo de deficiência: ______________________________
Aspecto sócio-emocional
Em relação à socialização com seus pares a educanda
consegue manter uma boa relação; demonstra gostar da escola, dos seus colegas e
professora, xxxxxx é uma criança tímida e retraída, porém, seus colegas e
demais funcionários da escola têm uma boa relação com a mesma. Em se tratando
do comportamento, prefere na maioria das vezes ficar sozinha, apenas
observando. Demonstra
ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, No intervalo fica calada,
apenas observando seus pares. Quando está no acompanhamento, é comunicativa e
gosta de cantar. Gosta de estar na companhia deles, porém, não brinca com os
mesmos, preferindo só observá-los.
Nos momentos de realização das atividades
individuais e em grupo a criança só realiza as atividades e participa mediante
a intervenção da professora. Manifesta bons hábitos de higiene
e utiliza expressões de cortesia quando é estimulada.
Apresenta lentidão
para realizar as tarefas, dispersasse com facilidade necessitando da ajuda da
professora para concluí-las; principalmente as atividades que envolvem a
escrita e pintura. Em algumas situações não concluiu o dever no tempo
determinado, sendo necessária a intervenção para realizar as mesmas. Em alguns
momentos faltou ter mais atenção com os materiais da sala de recurso
multifuncional e se concentrar durante as explicações das atividades.
Aspectos psicomotores
A educanda apresenta dificuldade na
motricidade fina e ampla; porém, foi possível verificar que em relação à
coordenação motora global, a mesma faz movimentos de arremessar e captar
objetos; ainda não consegue pular corda, não tem noção de lateralidade
(direita e esquerda, encima e embaixo, frente, traz, dentro, fora, em pé,
sentado, agachado); orientação espaço-temporal (longe, perto, noite, dia,
chovendo, ensolarado, nublado, ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio)
etc. Na motricidade fina, faz uso da mão direita, segue com dificuldade os
traçados e recorta também com dificuldade, devido à mesma ainda não ter
desenvolvido força e apreensão; consegue realizar a atividade de encaixe e
pareamento com auxilio faz movimento de rosca e de pinça com
autonomia. Ainda não apresenta equilíbrio corporal acompanhando com
insegurança e os movimentos sugeridos nos jogos. Participa ativamente das
brincadeiras propostas.
Aspecto cognitivo (aprendizagem)
Apresenta
atraso na linguagem; está no nível pré - silábico conforme Emilia
Ferreiro. Identifica as letras (a, e, o, u, f, m e b), e os números (1 e
4). Em relação à atividade no computador (softwares) a aluna realiza com
entusiasmo e no tempo estipulado; necessitando de ajuda para movimentar o mouse
ao local solicitado.
Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias
mediante a solicitação da professora, ainda não consegue organizar essas
informações de maneira correta para expor com coerência quando lhe é
solicitado.
A educanda apresenta um quadro acentuado de
desatenção e atraso no desenvolvimento cognitivo; nos jogos que envolvem
raciocínio lógico a mesma apresenta dificuldade, necessitando de auxilio para
realizá-los; como quebra-cabeça, jogo da memória, encaixe. Não relaciona os
números a sua sequência numérica, não estabelece a relação entre número e
quantidade; identifica algumas cores primárias e as
nomeia. Ainda não consegue nomear as formas geométricas,
identificar os sons dos objetos do cotidiano.
Trabalho realizado pela escola referente à
dificuldade da criança
Conversamos com a mãe sobre as dificuldades acima
descritas e orientamos que buscasse atendimento com outros especialistas; uma
equipe multidisciplinar, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicopedagogo,
para que a aluna possa desenvolver melhor suas competências e habilidade,
melhorando assim o processo ensino aprendizagem. Foi sugerido à família
que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do
desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa
habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites.
Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações a serem seguidas no próximo ano.
As dificuldades apresentadas por xxxxxx são
notórias. Acredita-se que ao continuar freqüentando a sala de recurso
multifuncional, exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas
dificuldades específicas da mesma, contribuindo assim para os avanços na
conquista de sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades
diferenciadas e específicas nas seguintes áreas, por esses motivos não se pode
reter a aluna mais um ano devido apresentar avanços significativos de acordo
com suas possibilidades e assim no próximo ano.
Recomendamos que a mesma continue com atendimentos
na sala de recursos e também com profissional de apoio para orientar em suas
atividades de vida diária e também escolar.
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