terça-feira, 18 de dezembro de 2018


MODELO DE RELATÓRIO DESCRITIVO
IDENTIFICAÇÃO
Nome do aluno:________________________________________________________________
Filiação:_____________________________________ ,_________________________________
Data de Nascimento: ____/_____/_________                          Série:  ____________________      
Tipo de deficiência: ______________________________
  Aspecto sócio-emocional
Em relação à socialização com seus pares a educanda consegue manter uma boa relação; demonstra gostar da escola, dos seus colegas e professora, xxxxxx é uma criança tímida e retraída, porém, seus colegas e demais funcionários da escola têm uma boa relação com a mesma. Em se tratando do comportamento, prefere na maioria das vezes ficar sozinha, apenas observando.  Demonstra ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, No intervalo fica calada, apenas observando seus pares. Quando está no acompanhamento, é comunicativa e gosta de cantar. Gosta de estar na companhia deles, porém, não brinca com os mesmos, preferindo só observá-los.
 Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realiza as atividades e participa mediante a intervenção da professora. Manifesta  bons hábitos de higiene  e  utiliza expressões  de cortesia quando é estimulada.
Apresenta lentidão para realizar as tarefas, dispersasse com facilidade necessitando da ajuda da professora para concluí-las; principalmente as atividades que envolvem a escrita e pintura. Em algumas situações não concluiu o dever no tempo determinado, sendo necessária a intervenção para realizar as mesmas. Em alguns momentos faltou ter mais atenção com os materiais da sala de recurso multifuncional e se concentrar  durante as explicações das atividades.
  Aspectos psicomotores
 A educanda apresenta dificuldade na motricidade fina e ampla; porém, foi possível verificar que em relação à coordenação motora global, a mesma faz movimentos de arremessar e captar objetos; ainda não consegue pular corda, não tem noção de lateralidade (direita e esquerda, encima e embaixo, frente, traz, dentro, fora, em pé, sentado, agachado); orientação espaço-temporal (longe, perto, noite, dia, chovendo, ensolarado, nublado, ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio) etc. Na motricidade fina, faz uso da mão direita, segue com dificuldade os traçados e recorta também com dificuldade, devido à mesma ainda não ter desenvolvido força e apreensão; consegue realizar a atividade de encaixe e pareamento com auxilio faz movimento de rosca e de pinça com autonomia. Ainda não apresenta equilíbrio corporal acompanhando com insegurança e os movimentos sugeridos nos jogos. Participa  ativamente das brincadeiras propostas.

  Aspecto  cognitivo (aprendizagem)
            Apresenta atraso na linguagem; está no nível pré - silábico conforme Emilia Ferreiro. Identifica as letras (a, e, o, u, f, m e b), e os números (1 e 4). Em relação à atividade no computador (softwares) a aluna realiza com entusiasmo e no tempo estipulado; necessitando de ajuda para movimentar o mouse ao local solicitado.
Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, ainda não consegue organizar essas informações de maneira correta para expor com coerência quando lhe é solicitado.
A educanda apresenta um quadro acentuado de desatenção e atraso no desenvolvimento cognitivo; nos jogos que envolvem raciocínio lógico a mesma apresenta dificuldade, necessitando de auxilio para realizá-los; como quebra-cabeça, jogo da memória, encaixe. Não relaciona os números a sua sequência numérica, não estabelece a relação entre número e quantidade; identifica algumas cores primárias e as nomeia.   Ainda não consegue nomear as formas geométricas, identificar os sons dos objetos do cotidiano.

  Trabalho realizado pela escola referente à dificuldade da criança
 Conversamos com a mãe sobre as dificuldades acima descritas e orientamos que buscasse atendimento com outros especialistas; uma equipe multidisciplinar, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicopedagogo, para que a aluna possa desenvolver melhor suas competências e habilidade, melhorando assim o processo ensino aprendizagem.  Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites.

  Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar
           A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
          A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
  Recomendações a serem seguidas no próximo ano.
As dificuldades apresentadas por xxxxxx são notórias. Acredita-se que ao continuar freqüentando a sala de recurso multifuncional, exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas dificuldades específicas da mesma, contribuindo assim para os avanços  na conquista de sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e específicas nas seguintes áreas, por esses motivos não se pode reter a aluna mais um ano devido apresentar avanços significativos de acordo com suas possibilidades e assim no próximo ano.
Recomendamos que a mesma continue com atendimentos na sala de recursos e também com profissional de apoio para orientar em suas atividades de vida diária e também escolar.

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