segunda-feira, 10 de dezembro de 2018


ORIENTAÇÃO DE COMO ELABORAR RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO.
relatório individual do aluno está entre as principais atribuições dos educadores, sobretudo aqueles que lecionam para o ensino infantil e fundamental. Nessas etapas, esse tipo de documento torna-se indispensável para que as partes envolvidas saibam como está o desenvolvimento de cada aluno nas atividades em sala de aula.
A escola, tanto a particular quanto a pública, conhecerá através do relatório escolar do aluno, quais os resultados do professor durante o semestre ou o ano letivo. O principal índice considerado é a evolução progressiva do estudante. e por isso o parecer surge como uma ferramenta muito válida.
Já os pais e responsáveis pelas crianças ou adolescentes, também terão acesso a esse relatório. Ele pode ser apresentado a eles durante a reunião de pais e mestres, realizada em uma periodicidade determinada por cada instituição. É uma maneira muito eficaz de mostrar a eles como os filhos, com dificuldades de aprendizagem ou não, estão indo em relação ao conteúdo e ao comportamento.
Tanto no ensino infantil quanto no fundamental, o parecer descritivo deve conter informações sobre estes aspectos:
1.    Cognitivos: coloque referências àquilo que foi passado em sala de aula e como o aluno em questão absorveu o aprendizado. Fale sobre as suas conquistas nas matérias ensinadas, as principais dificuldades, o que está sendo ensinado e quais serão as próximas lições - mostre um pouco de sua didática e do conteúdo programático para o período.
2.    Sociais: escreva sobre o comportamento do aluno em relação aos colegas e aos adultos envolvidos, como os educadores, coordenadores e demais funcionários da escola. Exponha no papel características de sua postura ao brincar, nas atividades em sala, nos passeios, na hora do lanche, entre outras ações cotidianas ou extras.
3.    Emocionais: esse é um aspecto importante a ser inserido, já que muitas crianças levam para a escola problemas provenientes da família, angústias e situações ocorridas com os colegas. Fique atento a momentos de ansiedade que ele possa ter, reações adversas em caso de frustrações, possível bullying, e demais pontos.
4.    Físicos: os professores, sobretudo os de ensino infantil, devem transpassar para o documento as evoluções psicomotoras das crianças. Entre a faixa etária de zero a 5 anos há inúmeras modificações quanto à parte física, como o início do caminhar, do correr, da firmeza ao pegar as coisas, comer e se limpar sozinho, amarrar os sapatos, enfim. Muitas características merecem ser escritas nesse caso, auxiliando pais a continuarem incentivando seus filhos em casa.
Precisamos explanar também sobre a valorização do relatório escolar do aluno na educação especial inclusiva. É indispensável que esse documento seja redigido no caso de alunos com dificuldades de aprendizagem - como discalculia, dislexia e TDAH, por exemplo - e também com deficiências físicas e/ou intelectuais. Exponha no parecer tudo o que possa ser pertinente para mostrar os ganhos significativos ao longo do semestre ou do ano, e também as dificuldades enfrentadas.
Segue abaixo, algumas sugestões que podem auxiliá-lo (a) para não errar ao abordar os pontos negativos do aluno:
Em relação a assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, e dependente do professor, mas realiza as tarefas apesar de demorar para concluí-las.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno não é participativo, conversa e atrapalha os demais.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Demonstra timidez. Gosta de se isolar dos demais.
Não gosta de ser contrariado.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à disciplina:
O aluno conversa, porém acata as regras da sala.
O aluno é indisciplinado.
Quanto ao reforço:
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas.
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura:
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.
Em relação à assiduidade do aluno:
Falta muito, prejudicando no aprendizado.
Possui excesso de faltas, o que está relacionado ao seu baixo desempenho escolar.
Em relação a seus materiais:
Organiza com ajuda das professoras ou colega de classe.
Outras alternativas: 
O ALUNO NÃO SABE – o aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado, pois...
NÃO TEM  LIMITES – É indisciplinado ou não aceita regras.
É NERVOSO – ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois...
É AGRESSIVO – não gosta de ser contrariado ou advertido quando necessário.
É BAGUNCEIRO, RELAXADO E SEM HIGIENE – ainda não desenvolveu hábitos próprios de cuidado pessoal e de cuidado com seus pertences.
NÃO SABE NADA – aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver...
É LARGADO DA FAMÍLIA – Necessita de um maior acompanhamento familiar nas atividades escolares ou na sua vida escolar.
É DESOBEDIENTE – tem dificuldades em cumprir regras.
É APÁTICO, DISTRAÍDO – não procura participar das atividades propostas.
É PREGUIÇOSO – não procura realizar as atividades no tempo determinado para isso.
É DEPRIMIDO, ISOLADO, ANTI-SOCIAL – ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É TAGARELA – Não costuma respeitar os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
É EGOÍSTA – ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
O QUE É IMPORTANTE ABORDAR NO RELATÓRIO?
• A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em quê progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso salientar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no semestre;
• Não deve repetir nada (com exceção do comportamento) em relação ao registro anterior afinal, os conteúdos avançaram;
• Personalizar a redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações.
• Se o aluno precisar de reforço especifique o motivo e não apensa diga as disciplinas.
•  Procure descrever com riqueza de detalhes em cada campo do conhecimento.
 SUGESTÕES PARA INICIAR O RELATÓRIO:
• “Com base nos objetivos trabalhados no bimestre/semestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre/semestre...”
• “A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades/avanços em...”
• “Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...”
Acreditamos que essas informações possam auxiliá-los (as) na produção de seus relatórios.


“(...) Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a própria prática. (...) Quanto mais me assumo como estou sendo e percebo a ou as razões de ser de porque estou sendo assim, mais me torno capaz de mudar, de promover-me...” (Paulo Freire, p.39, 1996)


Bibliografia:

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Fonte auxiliar (com algumas modificações):


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